Você já definiu qual é a segmentação de clientes que sua empresa se compromete a atender?
Dando continuidade ao assunto sobre o canvas, aqui será tratado especificamente do bloco sobre a “Segmentação de Clientes”. Para saber mais sobre o que é e para que serve o canvas, aconselho fortemente a ler os artigos “Modelo de Negócios ou Plano de Negócios” e “Afinal o que é o Business Model Canvas?”
Embora não haja uma ordem correta para o preenchimento do canvas, o seguimento de clientes é considerado o ponto mais importante de um negócio. Existem duas questões importantes que precisam ser respondidas nesse bloco:
- Para quem estamos criando valor?
- Quem são nossos clientes mais importantes?
Existe um ditado popular que diz, “Quem vende para todos, não vende para ninguém”, é pensando nesse aspecto que devesse escolher um seguimento de clientes a ser atendidos. Estudar como aquele seguimento vê o seu produto ou serviço.
A segmentação pode ocorrer em níveis diferentes sendo, o primeiro nível mais generalizado e pouco especifico e o segundo nível por sua vez contendo mais especificidade. Um nível mais geral seria por exemplo, o mercado de massas, que se concentra em um grande grupo de clientes com necessidades semelhantes como por exemplo, produtos alimentícios e vestuário. Já a segmentação por nichos agrupa os clientes, definindo-os suas características comuns, tais como: segmentação por idade, sexo, área geográfica, renda, escolaridade, comportamentos, hábitos, necessidades mercadológicas, rotinas, estilos de vida e etc.. Um exemplo desse tipo de segmentação roupas focadas para o publico jovem com médio poder aquisitivo que gosta de usar roupas de marca.
Também existem empresas focadas em segmentos diversificados, que pretendem atender segmentos diferentes com necessidades diferentes, por exemplo, os hipermercados que além de produtos alimentícios, vendem eletrônicos, eletrodomésticos, vestiário e produtos automotivos.
Alguns exemplos de descrição de segmentos são:
- Pessoas que moram em condomínio próximo e não tem como lavar o carro;
- Pessoas jovens solteiras que moram sozinhas e tem pouco tempo para cozinhar;
- Pessoas que vão trabalhar de carro, que o local de distribuição e venda é caminho para o trabalho;
- Empresas que se enquadram em uma determinada regra fiscal e precisam de um sistema para cumpri-la.
Escolher um segmento adequado para o seu negócio pode determinar o sucesso ou o fracasso do mesmo. Tentar vender “protetor solar na chuva” com certeza não será muito promissor.