fbpx

Aumentando a Produtividade com Pomodoro - Hora de Empreender

Aumentando a Produtividade com Pomodoro
Compartilhe esse conteúdo!

O que você faria se soubesse de uma técnica capaz de aumentar muito a sua capacidade de aprendizado?

Muitas vezes, no decorrer do dia, seja no trabalho ou para estudos, por mais que fiquemos horas a fio, tentando nos dedicar, buscando aumentar a nossa produtividade a fim de maximizar os resultados, temos a impressão que não estamos conseguindo necessariamente ser produtivo. Não é difícil perceber que quando estamos tentando focar em algo, muitas vezes nossa mente nos leva para situações bem diferentes das quais deverias estar focados, pensando em varias coisas que temos que resolver e pra piorar a situação, a tecnologia da comunicação que tem como objetivo ajudar as pessoas, por sua vez passa a agir como um agente poderoso de distrações com noticias explodindo aos olhos na tela do computador e smartphones, com suas redes sociais e comunicadores instantâneos.

Se dedicarmos alguns minutos, é possível encontrar diversas propostas de recursos que visam nos auxiliar no aumento produtividade, e uma delas é a “Técnica Pomodoro”. Ela surgiu nos anos 80 por um italiano chamado Franesco Cirillo, que resolveu experimentar utilizar um timer de cozinha com um formato de tomate para dedicar pequenos intervalos de tempo focado em seus estudos. A técnica demostrou resultados e foi publicada em 1992.

A pomodoro indicado para situações onde temos uma grande quantidade de informações para absorver e para momentos em que temos de desenvolver algo muito complexo, como no caso de programadores, por exemplo, inclusive existe fatidicamente, empresas no ramo de programação que utilizam a pomodoro na cultura da sua empresa, fazendo com que todos os funcionários utilizem a mesmo pomodoro para suas atividades, afim de aumentar a produtividade dos mesmos. Para ajudar existem diversos aplicativos para celular disponíveis e caso não queira instalar nenhum aplicativo, o próprio timer do celular pode ser utilizado.

Como funciona?

Antes de começar, duas coisas precisam ser feitas, primeiro defina quais serão suas atividades e se possível liste-as em ordem de execução. Segundo, elimine ao máximo as distrações ambientes, tais como televisão, sites de noticia, redes sociais e notificações do celular (deixe o celular no silencioso), evite também os barulhos e interrupções de colegas de trabalho ou estudo. Depois disso feito, vamos ao “Pomodoro”:

  1. Programe um timer para 25 minutos (um pomodoro). Durante esse tempo, foque exclusivamente na sua atividade e busque não pensar em outras coisas que precisa fazer;
  2. Após concluir a sua pomodoro, pause por certa de 5 minutos, e nesse intervalo de tempo utilize para se desconectar totalmente da sua atividade. Esse é o momento ideal para ir tomar um cafezinho ou um suco, mas é importante não utilizar esse intervalo para algo que possa prender de mais a sua atenção;
  3. Repita a pomodoro e o descanso por mais 4 vezes;
  4. Após a 4 vez, aumente o tempo de intervalo para cerca de 15 minutos, essa é uma boa hora pra dar pensar em outras atividades e reorganizar a sua lista se achar necessário ou bater um papinho rápido com os colegas.

É importante que cada pomodoro seja respeitado, a maioria das possíveis interrupções podem esperar esse intervalo de tempo para ser atendidas. No entanto, não é necessariamente obrigatório que sua pomodoro seja de 25 minutos, cada um pode ajustar o seu pomodoro da maneira que se sinta mais produtivo e que consiga manter o foco, mas não se acomode com espaços de tempo de foco muito pequeno.

Gostou dessa dica? Que tal compartilhar com seus amigos?


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.