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Canvas – Canais - Hora de Empreender

Canvas – Canais
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Você sabe o que realmente são os Canais mais importantes a serem considerados em seu negócio?

Dando continuidade ao assunto sobre o canvas, aqui será tratado especificamente do bloco que trata questões sobre os “Canais”. Para saber mais sobre o que é e para que serve o canvas, aconselho fortemente a ler os artigos “Modelo de Negócios ou Plano de Negócios”,“Afinal o que é o Business Model Canvas?” e ler mais sobre os demais blocos do canvas.

Quando se fala em “canais” no canvas não fala exclusivamente canais de distribuição, somente a parte logística, mas sim de toda a relação desde a produção do produto, passando pelos canais de comunicação com o cliente, de como ele encontrará seu produto ou serviço, até o pós venda.

Para preencher esse bloco do canvas, as seguintes questões precisam ser respondidas:

  • Quais tem o melhor custo beneficio?
  • Como manter contato com os clientes mesmo após a venda?
  • Através de quais canais atingimos nosso seguimento de clientes?
  • Como estabelecer contato com os clientes?
  • Como é a interação dos canais? Quais trazem melhor resultado?
  • Como se integram ao dia a dia de nossos clientes?

Os canais podem ser tratados diretamente pela empresa como, por exemplo, na loja física, consultores ou pela site na internet, ou ainda, podem ser tratados por serviços de terceiros, como distribuidora. O importante aqui é tornar o caminho entre o cliente e sua empresa o mais curto possível.

O processo para vender um produto para o seu cliente pode ser dividido em 5 partes, sendo:

  1. Conscientização: divulgar a existência dos canais de comunicação, utilizando canais de publicidades de acordo com o publico algo desejado, tais como, campanhas de marketing na internet, propagandas televisivas, panfletagens, entre outros;
  2. Avaliação: oferecer meios para que o cliente valide ou sabia que o seu produto ou serviço o atende, por meio de um teste pratico, como teste drive, assinatura trial (período de utilização gratuita) ou degustação;
  3. Compra: seja pessoalmente, via internet ou telefone, o processo para finalizar uma venda precisa ser estruturado de forma a facilitar a aquisição pelo cliente;
  4. Canal de Entrega: Seja entrega física ou digital, o processo precisa ser estruturado para reduzir ao máximo o tempo consumido para tal atividade;
  5. Pós Venda: a montagem do produto na casa ou empresa do cliente, auxiliar o cliente na utilização do produto, troca em caso de defeito, devolução por desistência, receber elogios ou criticas, solicitação de melhorias do produto ou serviço prestado.

Muitas empresas encerram o ciclo de atendimento, no momento em que fecham uma venda, negligenciando o pós venda, não se preocupando em reter o cliente atual. Se houver algum problema ou insatisfação por esse cliente negligenciado, além de ele não voltar a realizar uma nova compra ou contratação, ele irá gerar um marketing negativo para a empresa, e o custo para se reconquistar um cliente é exponencialmente maior que o custo de conquista-lo. Muitas vezes, o valor e a frequência da venda para o mesmo cliente tende a aumentar ou ainda a conquistar outros clientes com o marketing positivo gerado por esse cliente, por sua satisfação como o produto ou serviço.


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