Finalizando a serie de artigos sobre o Canvas, a “Estrutura de Custos” visa levantar todos os recursos necessários para o funcionamento da empresa, desde o escolha do segmento de clientes, proposta de valor, relacionamento com o cliente de toda a cadeia de fornecedores e parceiros para o devido funcionamento do seu negócio.
Para esse bloco, é recomendável responder as seguintes perguntas:
- Quais são os custos mais importantes do seu modelo de negócio?
- Quais são os recursos chave de maior impacto financeiro?
- Quais são as atividades de maior custo necessárias?
A estrutura de custos pode ser segmentada em:
Cost Drivers: Onde a empresa foca em buscar métodos para a redução continua de custos, buscando opções de terceirização, reengenharia dos processos tanto de produção como administrativos, entre outros.
Value Cost: Onde o foco é em gerar o valor ao produto, melhorar a percepção que o cliente tem, visando alto grau de qualidade, status da marca e aceitação do seguimento de cliente escolhido.
A estrutura de custo também tem suas variantes de tipo, como custos fixos periódicos como pagamento de funcionários, aluguel predial e também tem os custos variáveis, tais como variação cambial, custo de energia elétrica e outros insumos.
Um fator importante é que a boa administração dos custos, pode fazer com que a empresa alavanque, tendo um melhor diferencial competitivo, oferecendo produtos e serviços com melhor qualidade e com um preço que pode atrair os clientes.
Dependendo do seu nicho de mercado, às vezes pode ser vantajoso abrir mão de um cliente, devido a sua volumetria de compra e o valor negociado, para focar no atendimento de outro cliente com mais destaque para o seu fluxo de caixa.
Espero que a serie de artigos sobre o Canvas exposto aqui no site seja útil para a criação do seu modelo de negócio. Caso queira se especializar ainda mais no assunto, é indicado a aquisição e o estudo aprofundado do livro “Business Model Generation” escrito por Alexander Osterwalder.