fbpx

Canvas – Parcerias Chave - Hora de Empreender

Canvas – Parcerias Chave
Compartilhe esse conteúdo!

Tão importante quanto onde queremos chegar é saber quem irá nos acompanhar. Vejamos como o CANVAS trata das parcerias chave.

Quando falávamos sobre recursos chave, referíamos a todos os recursos necessários para o bom funcionamento da empresa, aqui, nesse bloco estamos tratando especificamente das parcerias principais, aquelas que ira nos ajudar a obter os recursos chave necessários, suprir as atividades chaves para atender a proposta de valor realizada. Aqui é importante responder as seguintes questões:

  • Quais os recursos chave que serão necessários adquirir de terceiros?
  • Quais serão nossos principais parceiros?
  • Quais serão os principais fornecedores?
  • Quais serão as atividades chaves que os parceiros realizarão?

Caso tenha ficado confuso, sobre o que é recurso chave e o que é parceria chave, pense, por exemplo, na contratação de um serviço de contabilidade, onde a empresa que irá cuidar de todas as operações contábeis será o parceiro chave, e o serviço de emissão de notas fiscais e controle de encargos serão nossos recursos chave advindo desses parceiros.

Um exemplo pouco falado é a transferência de riscos para terceiros, através da parceria com a aquisição de seguro, onde caso haja algum sinistro seja predial, de equipamentos ou de transporte, a seguradora se responsabilizará pelos encargos, isso fará com que inclusive suas politicas internas sejam melhores, já que quando se adota essa parceira é comum ter auditoria da seguradora para evitar exposição a riscos desnecessários.

Consultores e especialistas também podem ser considerados parceiros, pois reduzem as incertezas adquirindo soluções mais rápidas, não sendo necessário “reinventar a roda”, para escolha de qual processo adotar, quais equipamentos oferecem melhor custo beneficio, qual estratégia fiscal utilizar para redução de encargos tributários, entre outros.

Sendo assim, toda a parceria tem como objetivo gerar melhoria de desempenho tanto financeira como de custos, reduzindo os riscos e as preocupações com cada recurso chave da empresa.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.