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Canvas – Proposta de Valor - Hora de Empreender

Canvas – Proposta de Valor
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O que a sua empresa tem a oferecer a seus clientes? O bloco de Proposta de Valor do CANVAS visa a lhe ajudar a responder essas questões.

Dando continuidade ao assunto sobre o canvas, aqui será tratado especificamente do segundo bloco que trata questões sobre a “Proposta de valor”. Para saber mais sobre o que é e para que serve o canvas, aconselho fortemente a ler os artigos “Modelo de Negócios ou Plano de Negócios”, “Afinal o que é o Business Model Canvas?” e ler mais sobre os demais blocos do canvas.

A proposta de valor precisa responder basicamente as questões abaixo. No entanto, antes de respondê-las é importante lembrar que valor é algo muito diferente de preço. Valor trata-se da maneira como o cliente percebe e se beneficia do seu produto ou serviço, e preço trata-se pura e simplesmente quanto ele irá pagar por tal. Vamos às questões:

  • Que pacotes de produtos e serviços oferecem a cada segmento de cliente?
  • Que valores nós entregamos aos clientes?
  • Estamos ajudando a resolver quais problemas dos nossos clientes?
  • Quais necessidades dos clientes nós estamos satisfazendo?

Cada segmento de clientes precisa ter no mínimo uma proposta de valor, algo que faça com que o cliente perceba o valor do seu produto ou serviço oferecido, e deve considerar como o cliente estará antes e depois de receber o seu produto ou serviço. Além de identificar o que fará com que o cliente compre da sua empresa e não do concorrente.

Diretrizes específicas poder ser utilizadas para tipificar cada proposta de valor, tais como:

  • Preço: atende a necessidade básica esperada pelo cliente sobre o produto por um baixo preço de aquisição, como por exemplo, os carros populares que atraem não só pelo preço, mas por pelo baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção, atendendo a necessidade de locomoção do cliente.
  • Novidade no mercado: Busca inserir algo totalmente novo no mercado que atraia o cliente, tais como o lançamento de uma nova versão de celular ou carro;
  • Marca/Status: em muitos contextos a marca e o modelo do produto, pode criar um ambiente de status onde o segmento de cliente irá querer seja por ostentação ou por buscar algo mais seletivo, como por exemplo, os carros de luxo;
  • Foco no resultado: visando ajudar o cliente a melhorar seu trabalho, por meio de entrega de consultoria, ferramentas para o trabalho, automação e formação.

Seja qual for à diretriz adotada para definir sua proposta de valor, busque pela inovação, pela diferenciação que se enquadre no segmento de cliente escolhido se atentando para não cometer exageros.


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