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Entenda o que é os 8Ps do Marketing Digital - Hora de Empreender

Entenda o que é os 8Ps do Marketing Digital
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Os 8ps do Marketing Digital é um método de 8 passos criado pelo Conrado Adolpho, baseado em sua vivência com centenas de empresas durante o período em que ele era gestor de uma agência de marketing. Ele observou que, os clientes que obtinham maiores resultados eram os que eram atendidos seguindo alguns passos sequenciais.

O método se refere ao “marketing digital” por se tratar do canal pelo qual ele é aplicado, utilizando a internet como principal meio de alavancar os resultados do seu negócio.

Com isso o Conrado Adolpho criou e apresentou o método na terceira edição do livro “Google Marketing“. Então, na quarta edição, no ano de 2011, o seu livro passou a se chamar “Os 8ps do Marketing Digital“, publicado no Brasil pela Editora Novatec e em Portugal pela Editora Leia, onde ele apresenta de maneira detalhada cada um dos passos. Tal método se conceituou a tal ponto, que segundo o autor, muitas universidades de marketing e negócios adotaram o seu livro como uma referência em seus cursos.

O método funciona como um ciclo de ações passo a passo, e, ao final do oitavo passo, voltasse para o primeiro passo, com um nível de maturidade e especialização do negócio muito maior, baseando-se em informações adquiridas na prática.

A partir da criação do método também foi criado a “Escola de Negócios 8Ps“, com centenas de horas de aulas gravadas, focadas em três níveis de conhecimento, sendo:

  1. Mindset Empreendedor, para ter um negócio de sucesso, primeiro precisamos ser uma pessoa de sucesso, nesse nível, os cursos são focados para fortalecer e expandir a mente do empreendedor;
  2. Estratégias: conteúdos direcionados para a parte estratégica do negócio, para guiar o empreendedor pelo melhor caminho a ser trilhado em sua jornada;
  3. Operacional: com conteúdos do tipo “Como fazer…”, com ações mais práticas, direcionadas para o cotidiano da empresa.

O método é destinado à alavancagem de negócios principalmente para micro e pequenas empresas, além de profissionais liberais e prestadores de serviços, desde empresas físicas como lojas de roupas, pousadas e restaurantes, como também para negócios digitais, como empresas de infoprodutos ou de produtos físicos como e-commerces, em toda a sua abrangência. Tais empresas poderão alavancar seus resultados de maneira eficiente e certeira, gerando um aumento de resultados expressivos, sem a necessidade de grandes investimentos e trabalhando de maneira muito mais assertiva e inteligente, alocando os recursos certos para onde tem maior potencial de gerar resultados.

Vamos conhecer os 8 passos do marketing digital:

1º Passo, Pesquisa:

Nesse passo há duas grandes perguntas:

Quem é seu cliente ideal?

Nessa pergunta o objetivo é identificar quais são os tipos de cliente que você gostaria de atender, qual trará maior retorno por mais tempo para o seu negócio, onde esses clientes estão, quais as suas dores, quais as suas preferencias, características e hábitos.

A segunda pergunta é: quem é a sua concorrência?

O objetivo dessa pergunta é identificar quais ações a sua concorrência está praticando, onde elas fazem anúncios, seus diferenciais, como elas atendem seus clientes.

2º Passo, Planejamento:

O objetivo nesse passo é planejar para executar do jeito certo. Quando você planeja, você cria as ações em sua mente, com isso, você age de maneira mais assertiva, na direção correta, baseando-se nas pesquisas feitas no primeiro passo do método. Ao planejar, você entende melhor qual é o caminho que deve ser trilhado. Somente com o planejamento feito você saberá o que é mais importante em cada momento da sua jornada empreendedora, com isso você passa para o próximo passo, que é a execução do planejamento.

3º Passo, Produção:

Nesse momento é para executar tudo que foi planejado no segundo passo. E como você planejou, baseando-se nas informações levantadas no primeiro passo, suas ações na hora de produzir terão um potencial muito maior de gerar resultados, pois todo o seu esforço será direcionado, estruturado e focado em seu objetivo, sem que haja, dispersão e gasto desnecessário de energia para isso. Todas as suas ações serão realizadas de maneira coerente.

A produção se refere a criar os ambientes nos quais você irá trabalhar. Desde criar os canais de atendimento, os canais de divulgação e relacionamento com os clientes, como as redes sociais, os serviços de atendimento online, o site para a venda online, a integração com os sistemas de e-mail marketing, entre outros.

4º Passo, Publicação:

Nesse passo é foco é criar o conteúdo certo, para o publico certo, no momento certo, considerando a jornada de compra do seu cliente. Serão conteúdos focados em matar objeções, gerar autoridade, aumentar a percepção de valor do seu produto ou serviço. Seguindo os 8 passos do método, será muito mais claro saber quais serão os conteúdos a serem publicados e o porque de cada um deles, criando conteúdo realmente relevante para o seu consumidor.

É importante saber que, quanto mais informado seu potencial cliente é, maior será a sua segurança para comprar de você.

5º Passo, Promoção:

Esse é momento de promover o seu conteúdo, fazer anúncios divulgando seu conteúdo criado para atrair clientes certos para o seu negócio, seja para atrair compradores ou para atrair leads, para aumentar o relacionamento com os seus prospectos aumentado as chances de compras em um futuro próximo.

6º Passo, Propagação:

É quando o mercado fala entre si sobre você, comentam, indicam, citam o seu conteúdo. Como você criou conteúdos realmente relevantes para o seu publico, ele irá começar a comentar sobre esse conteúdo.

Se o seu conteúdo foi criado da maneira correta, ele terá a capacidade de influenciar o seu consumidor a falar sobre esse conteúdo.

7º Passo, Personalização:

Nesse passo, trata do atendimento um a um, sendo uma comunicação individual, seja por comentários nas postagens, por telefone, pelos canais de atendimento, pela conversa com o vendedor e de várias outras formas. Você vai trabalhar com as duvidas e objeções que surgiram, melhorando seu conteúdo ou criando novos conteúdos e meios para matar essas objeções, mostrar cases de sucesso, elementos de autoridade, entre muitas outras.

Quanto melhor for seu conteúdo maior as chances de compra. Lembre-se, se um cliente expôs sua duvida, é muito provável que muitos outros tenham a mesma duvida. 

8º Passo, Precisão:

É o momento de olhar para dentro, ver os dados levantados a partir das ações tomadas verificando, quais ações foram bem sucedidas e geraram resultados e quais não foram, melhorando assim o próximo ciclo, com informações mais solidas e reais.

Ao final desse ciclo, você terá uma base de dados muito poderosa, com informações ricas podendo trabalhar no próximo ciclo, que quando estiver novamente no primeiro passo, a sua base de informações serão as informações levantadas no oitavo passo do ciclo anterior.

O segredo está na ação

Só conhecer o método os 8Ps do Marketing Digital, não irá trazer nenhum resultado real para sua empresa. O grande segredo está na ação, em posse desse conhecimento, a aplicação do método fará com que sua empresa tenha resultados surpreendentes.  

Você pode estudar o método na plataforma 8ps.com, no livro “Os 8Ps do Marketing Digital“, nos materiais gratuitos disponibilizados pelo Conrado Adolpho ou ainda participando do evento presencial da Imersão 8Ps, no qual você sai do evento com um plano de ação completo para aplicar em seu negócio. É sempre importante o próprio empreendedor, conhecer e gerenciar a aplicação do método, mesmo que decida contratar uma agencia. especializada no método 8ps.


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