fbpx

Influenciando nos resultados dos outros - Hora de Empreender

Influenciando nos resultados dos outros
Compartilhe esse conteúdo!

Nossas ações tem alto poder de influencia sobre os resultados dos que estão em contato frequente conosco.

Em muitos casos, seja em nossa vida profissional como empreendedores, ou ainda em nossas relações pessoais, deixamos que a opinião de outras pessoas influencie de maneira muitas vezes incoerente em nossas decisões e em nossos paradigmas, e isso pode se tornar um problema terrivelmente grave. No entanto é algo que geralmente é possível de ser contornado, pois é baseada em um evento específico, “A opinião dos outros…”, fica claro que eu posso escolher aceitar ou não a opinião. Mas quando não existe o “evento” e sim uma serie de comportamentos?

Nossa atitude, em geral, intencionalmente ou não tem influencia direta ou indiretamente na vida das pessoas, principalmente nas pessoas que estão em nosso ciclo de convivência. Um gestor ruim e despreparado pode fazer com que todo o seu time tenha um mau desempenho e tenha uma evolução de conhecimentos lenta e penosa. Alguns livros tratam desse assunto, mencionando como métrica de um bom gestor, comparar como o empregado estava antes de entrar para aquele departamento, com o nível de aprendizado apresentado depois de sair daquele departamento, se as pessoas evoluem e amadurecem ao passar por ali então se conclui que o gestor é bem preparado e tem um poder de influencia adequado.

No ambiente familiar, os pais tem um poder de influencia muito grande, é nesse ambiente que seus filhos têm a oportunidade de se tornarem mais preparados para encarar a vida, com integridade e boa índole, com valores morais adequados, pois iram observar não só as palavras, mas também os exemplos praticados por seus influenciadores.

Uma citação muito comum em vários livros é que “Você é a media das cinco pessoas com quem passa a maior parte do tempo durante o dia”, quando se trabalha em um ambiente hostil, a criatividade tende a ser inibida e a pro-atividade escassa. Quando o ambiente é voltado para a criatividade e para a empatia, as ideias tendem a ser incentivadas, é criado ali um local que produz melhores pensadores que evoluem rapidamente e a procrastinação passa longe.

Se contratarmos o melhor profissional do mercado e o colocamos para trabalhar com um time grande com um líder ruim, duas coisas podem acontecer, a primeira é que aquele profissional logo perceberá a situação daquele ambiente e irá sair na primeira oportunidade que tiver, a segunda é que, se por motivos diversos ele não possa sair, é muito provável que o potencial dele irá de deteriorar como o tempo, fazendo-o ficar somente um pouco acima da média dos demais.

Portanto, se queremos evoluir e prosperar devemos escolher melhor as pessoas com quem convivemos, e se queremos que as pessoas que estão ao nosso lado evoluam devemos buscar ser inspiradores a elas buscando incentiva-las e não oprimi-las.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.