Saiba como utilizar o Instagram para negócios de maneira estratégica, gerando muitos benefícios que irão aumentar o faturamento do seu negócio.
Porém antes de começar a utilizar o Instagram para divulgar o seu negócio, assim como nas demais redes sociais, é preciso entender que quantidade é diferente de qualidade. Uma grande quantidade de seguidores no Instagram, não significa necessariamente uma grande quantidade de seguidores da sua empresa.
Deve-se primeiramente identificar o seu “avatar”, seu publico alvo como faixa etária, características e preferencias e com essas informações, definir o conteúdo de maneira estratégica para cativar e manter esse público, atraindo-os para o seu negócio.
É esperado que brevemente o Instagram vá ampliar os seus serviços, adicionando funções de rotas e meios de comunicação mais direta pelo aplicativo, a fim de beneficiar os pequenos negócios, enquanto isso não acontece, vamos explorar os recursos já existentes.
Ao criar a conta no Instagram se atente para os seguintes pontos:
- É possível utilizar o facebook para criar as referencias no Instagram, ao criar a pagina no facebook, conecte-a com a conta do Instagram e sempre mencione a conta do Instagram nas postagens, exemplo @horadeempreender;
- Use as Hashtags (#suasaude, #vidanova, etc) com sabedoria, pois esse é mais um recurso para as pessoas encontrarem seu negocio no buscador do Instagram.
Não utilize as hashtags na descrição da postagem, mas sim, no comentário da própria postagem, variando-as de acordo com o assunto abordado, podendo utilizar varias hashtags no mesmo comentário;
Caso seja um empresa local, utilize o nome da sua cidade em algumas hashtags, como #fitnesssorocaba, #polimentocampinas, etc., isso fará com que o seu publico seja melhor direcionado até a sua empresa;
Utilize bordões chamativos frequentes nas hashtags, como #boraempreender, #marombaagora etc.; - Evite termos técnicos muito específicos, mesmo que seja relacionado ao seu negócio, pois poderá inibir a aproximação de novos clientes;
Quando for criar as postagens, os seguintes fatores precisam ser considerados:
- Procure preencher todas as demais informações de contato;
- Defina o nome do seu usuário que remete ao tipo de serviço ou produto que o seu negócio oferece, se sua empresa já tem um nome comercial, ótimo, porém caso utilize seu próprio nome, adicione o foco do seu negócio, como “daiane_nutricionista”, “juliopersonaltrainer”, “paula_institutodebeleza” e assim por diante;
- No momento dessa postagem, a única maneira de colocar um link no Instagram é no campo “site”, utilize-o se possível seja para divulgar o site da sua empresa, como também para direciona-lo para páginas de captura de campanhas de marketing, se for esse o caso, utilize um serviço de abreviador de URL’s como o https://goo.gl/ ou o https://bitly.com/;
- Se você precisa adicionar vários links, você pode utilizar o https://linktr.ee/, nele é possível colocar vários links e monitorar quantos clicks houveram em cada um.
- No campo biografia, utilize para descrever o seu negócio de maneira resumida e direta;
- Logo após criar a conta do Instagram, vincule com as demais redes sociais da sua empresa, assim, será possível replicar as postagens desse app para as demais redes sociais automaticamente.
- Jamais poste assuntos pessoais na conta do seu negócio;
- Para criar as imagens para as postagens, não é preciso necessariamente conhecer de ferramentas de edição avançadas de imagens, existem sites como o https://www.canva.com/ e o aplicativo “InstaQuote” que está disponivel tanto para o Android como para IOS, em ambos é possível criar imagens com textos de maneira muito profissional e ao mesmo tempo com muita facilidade;
- Use as Hashtags (#suasaude, #vidanova, etc) com sabedoria, pois esse é mais um recurso para as pessoas encontrarem seu negocio no buscador do Instagram.
- Não utilize as hashtags na descrição da postagem, mas sim, no comentário da própria postagem, variando-as de acordo com o assunto abordado, podendo utilizar varias hashtags no mesmo comentário;
- Caso seja um empresa local, utilize o nome da sua cidade em algumas hashtags, como #fitnesssorocaba, #polimentocampinas, etc., isso fará com que o seu publico seja melhor direcionado até a sua empresa;
- Utilize bordões chamativos frequentes nas hashtags, como #boraempreender, #marombaagora etc.;
- Cuide da frequência das postagens, não fique muito tempo sem postar nada para não cair no esquecimento, e também, se atente para os horários, se pergunte qual é o horário que as pessoas mais acessam o Instagram? Se postar em um horário de baixo índice de visualização, é muito provável que o seu post não seja visto, pois outros posts serão exibidos até que seu publico acesse à rede social;
- Lembre-se sempre de interagir com o seu publico, curtindo o comentário deles no seu perfil, comentando e agradecendo, comentar e curtir o conteúdo do perfil das pessoas que seguem o perfil da sua empresa, sempre mantendo o bom senso e focando em postagens que estão ligadas de alguma forma com o conteúdo relacionado. Marque as pessoas que você já sabe que podem se interessar pelo seu post, ou se alguém faz alguma pergunta no seu post, marque a pessoa na resposta, para que ela possa receber a notificação direcionada para ela.
Enfim, não é necessário muito tempo do seu dia para manter e controlar mais essa rede social, em poucos minutos, é possível criar uma postagem e atingir um publico muito grande. Mas não espere resultados imediatos, leva algum tempo até que haja uma grande quantidade de curtidas, é um trabalho de perseverança e dedicação que gerará bons resultados.