fbpx

O que não te contaram sobre ser motorista de aplicativo - Hora de Empreender

O que não te contaram sobre ser motorista de aplicativo
Compartilhe esse conteúdo!

Trabalhar como motorista de aplicativo pode ser a salvação para muitos que estão passando pelo desemprego ou um auxilio para gerar uma renda extra nas horas vagas. Mas você realmente sabe o que você precisa para se tornar um bom motorista de aplicativo?

Considerando o aumento continuo de pessoas que estão optando por trabalhar com motorista de aplicativo, abrimos um espaço aqui para falar sobre alguns aspectos realistas, tanto negativos como positivos, que consideramos importantes para atuar nessa profissão.

Aqui, tentarei explanar as duvidas mais comuns para os iniciantes, mas também, iremos falar dos riscos e dificuldades encontradas pela maioria dos motoristas. Mas antes de tudo, vamos falar sobre os perfis de motoristas mais comuns.

Perfis de Motoristas

Existem basicamente três tipos de motorista, sendo, motorista profissional de tempo integral, motorista segunda renda e o motorista com objetivo específico.

Motorista profissional de tempo integral: Trabalha somente como motorista de aplicativo, não possui nenhuma outra fonte de renda, tendo esse oficio como único meio de sobrevivência.

Motorista segunda renda: É o motorista que já tem um emprego fixo e utiliza a profissão de motorista de aplicativo para complementar a renda, encaixando a rotina de trabalho adicional no decorrer da semana ou apenas nos finais de semana e dias de folga. Normalmente, tem uma carga horária de trabalho, menor que o motorista profissional de tempo integral.

Motorista com um objetivo especifico: Geralmente esse profissional precisa levantar um montante financeiro, seja para dar entrada em uma casa, montar um novo negócio, trocar de carro, reformar a casa, viajar, casar, comprar bens materiais de alto valor ou está passando por alguma crise que precisa levantar um capital sem depender de instituições financeiras.

Nesse ultimo caso ele trabalhara de maneira intensa por um curto período de tempo e assim que alcançar o seu objetivo financeiro ele irá deixar a profissão, mantendo-se apenas no seu trabalho atual.

Há ainda os profissionais de veraneio, aqueles que aproveitam as férias para gerar uma renda. Já vimos relatos de pessoas que foram viajar para outras cidades, e utilizaram o oficio de motorista de aplicativo para gerar uma renda extra e poder curtir a viagem por mais tempo, conhecendo melhor a cidade visitada.

Existe uma grande onda de motoristas que assumem esse trabalho, com a ideia de que tudo será “as mil maravilhas”, que os passageiros serão sempre gentis, que respeitarão seu carro tanto quanto o próprio dono do veículo e que somente pessoas de coração puro utilizam o aplicativo. Geralmente esses são os tipos de motoristas que ficarão mais insatisfeitos com esse trabalho.

Você deve considerar que, assim como qualquer empregador, os aplicativos visam o lucro deles e não os seus, sendo que uns iram querer uma fatia maior dos seus rendimentos e outros nem tanto assim. Muitos motoristas acreditam que seus esforços não estão sendo devidamente valorizados e que os riscos são grandes demais (de fato, há muitos riscos), considerando o lucro obtido. Então você deve procurar ser realista e se for assumir esse trabalho, faça isso de maneira consciente de que será uma luta diária, com vários desafios.

Quais as opções de aplicativos existem hoje?

Existem diversas opções de aplicativos para trabalhar como motorista, a mais conhecida no momento, com certeza é a Uber, mas, têm diversas outras empresas que estão ganhando as ruas, como a Cabify, 99Taxi e diversas outras com propostas diferentes, como Lady Driver, onde só é permitido motoristas mulheres para passageiras mulheres.

Vale ressaltar que embora a maioria trabalhe com o mesmo formato, todas tem as suas particularidades, benefícios e desvantagens, assim como os requisitos podem varias entre elas.

Aqui daremos maior foco para o aplicativo do Uber por ser o mais popular no momento, mas, a maioria das dicas mostradas aqui valerá para qualquer motorista de aplicativo, inclusive, muitas das dicas são uteis até mesmo, para motoristas executivos que não utilizam nenhum aplicativo para exercer sua atividade.

Requisitos Básicos

Existem alguns requisitos básicos que são necessários para você começar a trabalhar como motorista de aplicativo.

  • Você precisará ter em sua CNH (carteira nacional de habilitação), a observação EAR (Exerce atividade remunerada);
  • Sua CNH não pode estar vencida;
  • Não pode ter registro de antecedentes criminais;
  • Precisará de um carro que cumpra os requisitos mínimos de cada aplicativo e a modalidade desejada. Seja qual for, o ar condicionado funcionado é fundamental;
  • Seu veículo precisa estar com a documentação em dia;
  • Precisará de um smartphone. Não precisa ser um top de linha, mas, também não pode ser um aparelho muito antigo, pois pode comprometer o tempo de resposta dos aplicativos;
  • Um pacote de dados de no mínimo 2GB (recomendável 5GB);

Faça seu Cadastro

Não tenho um carro, como posso trabalhar?

Se você não tem um carro que cumpra com os requisitos dos aplicativos que deseja trabalhar, há algumas opções:

Você pode…

  • Alugar um carro;
  • Financiar um carro;
  • Utilizar um carro emprestado de algum parente ou amigo;
  • Fazer uma parceira com quem tem um veículo, dividindo os lucros com o proprietário do veículo.

Seja qual for a opção escolhida, é imprescindível que o veículo tenha seguro, pois, você estará exposto em tempo integral, a diversos tipos e níveis de contratempos.

Vejamos cada um dos casos…

Carro alugado

Se você optar por alugar um carro, saiba que os custos lhe farão questionar se vai conseguir gerar renda o suficiente para pagar o aluguel, arcar com os custos diários e ainda ter a sua renda.

A grande vantagem é que, tanto as revisões, como o seguro, estarão inclusas no aluguel.

A desvantagem é que, mesmo havendo parcerias entre os aplicativos com as empresas de locação de veículos, os custos são muito altos, demandando uma carga horária de trabalho diária muito alta. Mas é possível sim, viver de motorista de aplicativo com o um carro alugado.

Carro Financiado

A vantagem é que ao final do financiamento, aquele custo não haverá mais e aquele valor mensal que você paga pelo financiamento se tornará uma renda adicional. E, como você já estará acostumado com uma rotina de trabalho mais dura, manter o ritmo será uma tarefa relativamente fácil.

Entretanto, a desvantagem é o que custos não serão apenas do financiamento em si, pois, todas as revisões, manutenções e o seguro do veículo serão responsabilidade sua.

Você deve pesquisar e avaliar o que valerá mais, alugar um carro com diversos custos incluídos ou comprar um carro e assumir a responsabilidade dos custos necessários.

Carro emprestado

A grande vantagem de trabalhar com um carro emprestado é, evidentemente, não ter que arcar com os custos de locação ou financiamento de um veículo, aumentando assim, a sua renda mensal.

Uma observação aqui é que, existe uma grande possibilidade das revisões do veículo não estarem em dia. Então, mesmo que seja um veículo emprestado, é recomendável conversar com o proprietário para saber sobre como anda os cuidados com o veículo, podendo haver a necessidade de submeter o veiculo a uma revisão antes da utilização. Pois, independente dos cuidados que o veiculo recebia antes da sua utilização, qualquer problema que ocorrer passa a ser responsabilidade sua.

Carro de parceiro

Possui as mesmas vantagens que a situação anterior, com um adicional de que os custos com o veículo serão divididos entre você e o proprietário do veículo. Porém, com a desvantagem de que os ganhos também serão divididos com o proprietário.

Seja na utilização de um carro emprestado ou para fazer uma parceria com o proprietário do veículo, é importante observar que será necessário um acordo prévio muito bem definido, para que nenhuma das partes se sinta prejudicada e tenha consciência de que pode ser que a sua relação pessoal entre você e o proprietário do veículo possa ser comprometida.

Ainda existe a possibilidade de você trabalhar com um veículo compartilhado com outro motorista, dividindo assim os custos de manutenção do mesmo, trabalhando em horários alternados.

Faça seu Cadastro

Pontos Negativos para trabalhar como motorista de aplicativo

Antes de você embarcar nessa viagem, é importante estar ciente de alguns pontos negativos que você vai se expor ao trabalhar como motorista de aplicativo, tais como:

  • Risco de assalto e Risco de acidentes;
  • O sistema de avaliação é tendencioso para menos;
  • A porcentagem da Uber é muito alta (entre 20 a 40%);
  • Suporte ao motorista ruim, frio, na maioria é um processo automático, robótico;
  • Se o motorista tiver comportamentos e estratégias que vão contra as premissas do aplicativo, por não conhecer amplamente as diretrizes, ele será expulso da plataforma, sem aviso prévio;

Primeira Viagem

Assim como no primeiro dia em um emprego novo, na hora de fazer a primeira viagem pode fazer com que você sinta aquele friozinho na barriga. Saiba que isso é normal, mesmo que você tenha sua habilitação a muito tempo e anos de experiência ao volante.

Segue abaixo algumas dicas importantes para os motoristas de primeira viagem:

  • Leve dinheiro trocado, pois vários passageiros optarão pela viagem paga em dinheiro;
  • Mantenha seu carro sempre limpo;
  • Ao ativar seu aplicativo e aceitar a primeira corrida, tente memorizar o local, como o numero do prédio ou o nome do estabelecimento, assim, você encontrará mais facilmente o local, sem a necessidade de checar no aplicativo com frequência;
  • Para identificar os passageiros no local solicitado, eles geralmente terão alguns comportamentos típicos, como por exemplo, estarão com o celular em mãos, olhando para tela e para a rua, com o de acompanhar a sua aproximação e para checar a placa do carro;
  • Ao aproximar-se do seu passageiro, baixe o vidro, abra um simpático sorriso, pergunte se ele solicitou a corrida e confirme seu nome. Deixe que o passageiro fale o nome dele, pois se você perguntar falando o nome dele, se não for o passageiro, mas sim outra pessoa, ele poderá confirmar o nome, mesmo não sendo ele, somente após a sua correta confirmação do nome, destranque as portas e receba seu passageiro em seu carro;
  • Deixe o passageiro a vontade para escolher se ele quer se sentar no banco da frente ou no banco de trás do seu carro;
  • Assim, que o passageiro entrar no veiculo, confirme o local de destino, mencionando o nome da rua e o bairro, pois existem algumas cidades que possuem mais de uma rua com o mesmo nome, porém em bairros diferente ou até mesmo em cidades vizinhas, onde o passageiro poderá cometer o engano de selecionar o destino errado no aplicativo dele, gerando transtornos para ambos;
  • Informe que está iniciando a viagem no aplicativo;
  • Sempre pergunte sobre o ar condicionado, se o passageiro quer que ligue ou desligue, aumente ou diminua. É recomendável ter agua e balas ou algo do tipo, mas não é obrigatório. Se tiver, deixe o passageiro a vontade para se servir;
  • Assim que a corrida iniciar, informe ao passageiro, o tempo estimado de chegada ao destino, esse passo é importante, tanto para deixar o passageiro ciente da duração da corrida, como também, ajudará a uma nova confirmação de destino, pois, se o tempo estimado, estiver muito diferente do esperado pelo passageiro, então, é possível ter ocorrido um engano em relação a definição do local de destino;
  • Podem-se utilizar as entradas de garagem para embarque e desembarque de passageiros, desde que não atrapalhe o fluxo de transito da mesma, exemplo, prédios residenciais ou residências, mas em estacionamentos pagos, o fluxo de carros pode ser maior, podendo atrapalhar;
  • Podem-se utilizar os pontos de ônibus para embarque e desembarque, salvo exceções quando houver sinalização que impeça!

Durante a viagem

Lembre-se, o passageiro está pagando para ser transportado de carro, por ser mais prático, mais confortável, mais rápido e mais seguro, e, isso nem sempre quer dizer que ele pagará mais por isso, se comparado aos transportes públicos ou ao seu próprio veículo. Independente disso, ele espera ser bem tratado, com cortesia e educação. Portanto, seja sempre muito educado!

Se prepare para receber todo o tipo de passageiros, desde jovens altivos a idosos debilitados, pessoas bem humoradas e simpáticas á pessoas mal humoradas e até mesmo pessoas de má índole, com intensões duvidosas.

Você precisa se ajustar a cada passageiro, pois, alguns vão querer conversar e outros não vão querer papo. Uma dica para saber qual é o tipo do passageiro é, pergunte a ele “Esta tudo bem?”, se ele der apenas uma resposta monossilábica (sim ou não), é provável que este seja do tipo que não quer papo, mas, se ele der uma resposta mais elaborada, se estender mais, é sinal de que ele quer conversar, então, deixe a conversa fluir.

Se prepare também, para ouvir as mesmas perguntas sempre. É comum os passageiros ficarem curiosos sobre a rotina de um motorista de aplicativo, então, é muito provável que você ouvirá as mesmas perguntas, várias vezes todos os dias. Apenas seja educado, e responda conforme for conveniente e adequado responder.

Cada passageiro terá um humor diferente, cada um tem a sua história e a sua maneira de encarar a vida, então, é provável que você encontre alguns passageiros um tanto quanto hostil. Nesses casos, retribua a hostilidade e aspereza com o máximo de educação e profissionalismo, jamais revide um comportamento inadequado do seu passageiro e jamais leve para o lado pessoal.

Dicas 5 estrelas

Segue algumas dicas que aumentarão muito as chances de você receber boas avaliações de seus passageiros e evitar as avaliações ruins:

  • Corridas noturnas costumam ter melhor avaliação, isso se deve ao fato de que, a maioria das corridas noturnas são para os momentos de lazer de seus passageiros, logo, o humor deles está mais leve e propício a avalia-lo melhor. O mesmo ocorre nos finais de semana;
  • Forneça internet grátis, utilizando com senha “uber5estrelas” ou algo do tipo, motivando o passageiro a lhe avaliar melhor (necessário um pacote de dados maior);
  • Durante a viagem ao fechar a corrida, informe ao passageiro que está dando 5 estrelas para ele. E faça isso na frente dele. Essa ação irá ativar o gatilho da reciprocidade para que ele faça o mesmo por você;
  • Jamais especifique ao seu passageiro qual deve ser a avaliação dele sobre você;
  • Quando o passageiro estiver saindo do veículo, lembre-o para que ele deixe a avaliação dele sobre você. Pois quando o passageiro está insatisfeito, geralmente ele se lembrará de te dar uma avaliação ruim, mas se o passageiro estiver satisfeito é possível que ele não se lembre de avalia-lo. Deixando assim, de receber muitas avaliações com maior chance de serem boas;
  • Esteja sempre limpo e bem arrumado, dependendo do tipo de passageiro, o cuidado com a sua aparência pode pesar na sua avaliação;
  • Se for uma passageira mulher, ofereça algum brinde que lhe agrade e que seja pratico, como lixa de unha, acessórios para cabelo ou outros mimos que sejam baratos;

Existem algumas corridas com maior chance de receber uma avaliação ruim. Para evita-las é recomendável cancelar a corrida, nos seguintes casos:

  • Passageiros com avaliação ruim, como abaixo de 4.7, por exemplo, pois, ele deve ter gerado algum transtorno para outro motorista, podendo gerar avaliações ruins para você também;
  • Se logo depois que você aceitar a corrida, começar a receber mensagens do passageiro, dizendo que está com pressa, que está atrasado e outras coisas do tipo. Provavelmente, durante a corrida, ele pedirá para você ultrapassar o limite de velocidade, passar no sinal fechado, dirigir mais agressivamente para compensar o atraso dele. E mesmo que você faça o máximo para chegar mais rápido ao destino, é provável que lhe dê uma avaliação baixa;
  • Se tiver mais de 4 passageiros, a maioria dos carros tem locação máxima de 4 passageiros, se tiver mais que isso, peça desculpa, cancele a corrida, pois, além de ser proibido, será um desconforto muito grande para os passageiros e isso será mais propenso de gerar uma avaliação ruim;
  • Não faça entregas a pedido do passageiro, pois, pode ocorrer do produto chegar danificado ao destino, sendo atribuído ao motorista os danos sobre o mesmo. Além de ter o risco de se tratar de algum entorpecente ou outro produto ilegal.

Utilize o sistema de avaliação de passageiros, para proteger e alertar os outros motoristas, se um passageiro teve um comportamento inadequado, lhe faltou com respeito, foi mal educado (lembrando que bater a porta agressivamente é considerado falta de educação), então dê a devida avaliação para que outros motoristas possam evita-lo se desejarem. Assim, a comunidade de motoristas se fortalece e se protege.

Faça seu Cadastro

Como aumentar seus ganhos

Para aumentar seus ganhos você precisará trabalhar de maneira inteligente, tanto, em relação ao horário de trabalho, local onde você estará buscando suas corridas e o tempo que você se dedica para exercer essa atividade.

Uma forma de você aproveitar ao máximo do tempo ao volante para faturar, é utilizando o “destino definido”. Você já sabe quais são as regiões da sua cidade com maior chance de pegar boas corridas, então, assim que você estiver saído da sua casa, você pode utilizar o recurso do aplicativo da Uber chamado “Destino Definido”, assim, o aplicativo tentará te enviar as corridas que lhe deixaram mais próximo da área que você definir. O mesmo é valido no final do seu expediente, quando estiver voltando para casa, utilize o “Destino Definido” para voltar para casa.

Uma dica para aproveitar mais esse recurso, é definir um destino definido, após o local que você quer chegar. Assim, terá maior chance de ter corridas em torno do seu destino.

Controle Financeiro

Assim como qualquer outra área de atuação, basicamente você pode aumentar seus ganhos de duas formas, sendo: trabalhando mais ou gastando menos. E isso tudo deve ser tratado dentro de um controle financeiro muito bem cuidado.

Nesse controle financeiro, aponte o faturamento e todas as despesas. Assim, no final do mês, você saberá exatamente o quanto está lucrando e se está sendo vantajoso trabalhar como motorista de aplicativo.

Para o faturamento, considere:

  • Valores recebidos pelas corridas;
  • Eventuais Gorjetas;
  • Corridas particulares.

Para as despesas, considere:

  • Combustível;
  • Seguro;
  • Manutenções, tais como, troca de óleo e filtros, pneus e etc;
  • Limpeza do veiculo, tanto os produtos que você compra para manter o carro limpo, como as despesas com lava rápido;
  • Higienização do ar condicionado;
  • Agua, balas, doces e outros mimos para os passageiros;
  • Alimentação.

Como aumentar o seu rendimento físico

Para que você consiga ficar varias horas do dia ao volante, dirigindo de forma segura e eficiente, você precisa cuidar do seu condicionamento físico para aumentar o seu rendimento. As dicas para isso são:

  • Cuidado com a alimentação. Se alimente bem, evite alimentos gordurosos vendidos na rua, como coxinha de frango, pastel e evite também os doces. Pois, pois uma alimentação irregular, vai lhe expor a uma intoxicação, lhe deixando sem dirigir por algumas horas ou alguns dias;
  • Faça sanduiches naturais para levar em sua viagem;
  • Trabalhe descansado, não force seu corpo mais do que ele pode suportar, durma o necessário para trabalhar descansado;
  • Cuidado com excesso de café. Pode despertar o sono na hora que você precisa dormir;
  • Cuide da sua postura ao volante, posicione o banco de forma que sua coluna fique em uma postura confortável e não lhe cause nenhuma lesão ao longo do tempo;
  • Utilize calçados e meias confortáveis, que não cause nenhum incomodo;

Como aumentar o rendimento do seu carro

Tão importante como ter um bom rendimento físico, é se atentar ao rendimento do carro, sua principal ferramenta de trabalho. As dicas abaixo são muito obvias, mas muitas vezes nos esquecemos delas, aumentando o consumo do seu veículo.

  • Cuide da mecânica do seu carro, mecânica em dia resulta em economia;
  • Mantenha os pneus calibrados, não é a calibragem que os seus amigos te indicaram, mas sim a que consta no manual do seu veículo;
  • A famosa “banguela” não é sinônimo de economia, como muitos pensam, na verdade essa ação aumenta o consumo de combustível, a menos que seu carro ainda seja com alimentação carburada. Deixe o carro engatado mesmo na decida, isso fará com que a força cinética mantenha o motor ligado ao invés da combustão, economizando combustível;
  • Não é necessário aumentar muito o giro (RPM) para mudar de marcha, troque de marcha entre 2000 e 2500 rpm;
  • Dirija para ter pouca necessidade de utilizar os freios, isso fará com que o custo de manutenção do seu carro seja menor. Sabe aquele momento em que muitos motoristas aceleram em direção ao sinal fechado, isso simplesmente não faz sentido, apenas fará com que o motorista chegue mais rápido a um sinal fechado, aumentando o consumo de combustível, aumentando o desgaste do cambio e sistema de freios.

Cuidado com as Taxas de Cancelamentos

Quanto mais cancelamento de corrida o motorista efetuar, maior será a taxa de cancelamento futura.

Se houver muitos cancelamentos de corrida, é possível que o motorista seja penalizado, sendo desativado da plataforma (expulso) por uso indevido da mesma.

Se houver muitos cancelamentos, desative o aplicativo, mude de região para um local mais seguro e com menos propensão de cancelamentos.

Melhores horários para se trabalhar

Uma das grandes vantagens de se trabalhar como motorista de aplicativo é ter a liberdade de poder escolher o horário que se quer trabalhar. Há aqueles que preferem trabalhar durante a noite, transportando passageiros para bares, restaurantes, baladas e na volta para casa, outros, preferem trabalhar durante o dia, levando e buscando passageiros ao trabalho.

Cada horário tem um volume de corrida diferente, um publico diferente e um volume de transito diferente. Você pode escolher qual o horário que gosta mais, que mais é compatível com a sua personalidade.

Os aplicativos de motoristas estão presentes nas grandes cidades, então, há um padrão de rotina que é semelhante entre elas, e, se você souber explorar essa rotina da cidade onde você vai trabalhar, a possibilidade de ganhos maiores aumenta.

Alguns exemplos de horários com maior volume de corridas nas grandes cidades:

  • De segunda a sexta feira, das 5 da manhã até as 10 da manhã e das 15:00 até 20:00 horas, pois essa é a faixa de horário das pessoas indo e voltado ao trabalho;
  • Nos finais de semana e feriado, costuma ter oscilações de volumes de corridas, pois, são dias mais comuns para as famílias saírem para passear, visitar seus parentes e amigos ou fazer compras.

Maylon do Uber

O canal Maylon do Uber é um dos maiores canais do Youtube no que se refere a motorista de aplicativo. Inclusive, muitas das dicas que estão aqui, foram criadas utilizando seus vídeos como principal referencia. Se você está pesquisando sobre como se tornar um motorista da Uber, com certeza já se deparou com alguns de seus vídeos.

Além de ser um dos tutores da Uber, o Maylon é um empreendedor que possui uma loja virtual com diversos produtos essenciais para o dia a dia do motorista de aplicativo. Como também um ponto de apoio ao motorista em São Paulo, onde os motoristas podem parar para descansar, esquentar comida e ir ao banheiro.

Sua equipe de desenvolvedores criou um aplicativo chamado Rebu (Uber ao contrário), com diversos recursos que tornam a vida do motorista de aplicativo, muito mais fácil, segura e prática.

Rebu

Rebu

Dentre os recursos atuais do Rebu estão:

  • Alerta de área de risco. O aplicativo avisa quando você estiver se aproximando de uma área de risco, assim como você mesmo pode marcar as áreas que você considera como sendo de risco;
  • Alerta de Corrida dinâmica, o aplicativo lhe indicará os melhores locais com corrida dinâmica na Uber, tendo assim, maior retorno em cada corrida;
  • Controle Financeiro: você facilmente poderá manter o controle financeiro no seu dia a dia;
  • Possibilidade de fazer corridas autônomas (fora da Uber ou outras plataformas) utilizando a mesma precificação da plataforma ou criando sua própria precificação.
  • Banheiros Públicos, o aplicativo informa os locais onde há banheiros públicos disponíveis;
  • Postos GNV, muitos dos veículos de motoristas de aplicativos, estão equipados com o kit GNV, na hora de abastecer, o aplicativo lhe ajudará a encontrar o posto mais próximo;
  • Lava rápido, motorista 5 estrela cuida da limpeza do seu carro, no aplicativo você encontrará alguns locais para deixar o seu carro limpo;
  • Câmera secreta. Os aplicativos não permitem que você filme ou fotografe seus passageiros, mas se você acreditar que pode estar em perigo ou pode passar por alguma situação desagradável com o passageiro, você pode ativar a câmera secreta, tais imagens podem ser utilizadas em casos policiais ou para se defender contra acusações indevidas de passageiros, mas, jamais poderão ser divulgadas;
  • Melhor Região: o aplicativo mostra os pontos onde ocorrem mais corridas, como próximos a faculdades, centros comerciais, shoppings, entre outros. Esses pontos são determinados de forma autônoma, considerando o numero de aparelhos ativos em cada local. Onde tiver maior numero de aparelhos celulares ativos, maior, serão as chances de ter corridas no local, porém, esse recurso deve ser utilizado com bom senso. Você deve considerar os horários e que tipos de locais são, pois, por exemplo, uma escola, no meio da aula, estará repleta de aparelhos ativos, mas com poucas chances de corridas naquele momento.

Se você é motorista de aplicativo, o Rebu provavelmente já está entre seus aplicativos favoritos. Se ainda não começou a utiliza-lo, você está deixando muito dinheiro na mesa.

Seu carro e suas regras

Quando você decide trabalhar como motorista de aplicativo, incondicionalmente, você decidiu permitir que pessoas estranhas entrassem em seu veículo. Logo, essas pessoas terão comportamentos distintos, onde, muitas respeitaram o seu carro, mas também haverá pessoas que não são providas de educação e empatia que desrespeitarão o seu carro, se achando no direito de agir como bem entender, agindo sem o menor bom senso.

Você pode criar algumas regras de comportamentos que você não vai tolerar com o seu veiculo. Segue algumas sugestões são:

  • Não entrar em ruas esburacadas, não pavimentadas ou alagadas;
  • Passageiros com calçados sujos. Às vezes será possível observar isso a distância, antes mesmo de pegar o passageiro, se isso ocorrer, passe direto e cancele a corrida. Assim, você não perderá tempo, limpando o carro depois;
  • Proibir pés nos bancos ou em outras partes não adequadas, como painel, portas, console. Peça educadamente para o passageiro tirar o pé daquele local, a fim de evitar que os passageiros seguintes a ele reclamem da sujeira;
  • Ofensas verbais, caso isso ocorra, encoste o carro, cancele a corrida e dispense o passageiro. Reporte o ocorrido para no aplicativo;
  • Tempo de espera de no máximo 10 minutos, pois o valor pago por tempo é muito baixo. Informe o passageiro que ultrapassou o limite de espera tolerado pela Uber e sugira que ele faça uma nova solicitação depois;
  • Bebidas em copos abertos, pois, corre o risco de derramar dentro do carro;
  • Fumar dentro do veiculo, geralmente o cheiro desagradável permanece no veiculo por um tempo;
  • Não infringir a lei a pedido do cliente, como ultrapassar no sinal vermelho, trafegar acima do limite permitido, transportar mais passageiros do que o limite do veículo, não utilização do sinto de segurança, entre outros;

Busque resolver o caso com o máximo de educação e calma.

Cuidados Importantes na hora de dirigir

Uma premissa importante é nunca faça uma corrida se não se sentir seguro para tal.

Se algo lhe fazer duvidar da sua segurança com uma determinada corrida, não corra o risco, cancele a corrida e siga seu caminho.

Algumas situações que você deve se atentar são:

  • Nunca fornecer o numero de telefone para o passageiro! Se o passageiro mandar uma mensagem informando que fez o pedido em nome de outra pessoa, solicitando o numero de telefone para passar para essa pessoa, então forneça qualquer telefone e cancele a corrida. Na justificativa da corrida informe o ocorrido, falando sobre a possibilidade de um possível golpe;
  • Se a chamada foi realizada a partir de um local duvidoso, como locais semidesertos ou zonas conhecidas por ser perigosas, busque antes se certificar da confiabilidade da corrida. Ligue para o passageiro, peça para quem atender, se identificar, não fale o nome do passageiro antes dele, confirme o local, diga que está com dificuldades para encontrar, peça para que ele informe onde ele está naquele momento, se ele estiver hesitante ou estiver se atrapalhando para informar, duvide.
  • Se não se sentir seguro em realizar a corrida, não faça! Cancele a corrida!
  • Veja a avaliação do passageiro, se tiver baixa avaliação, cancele a corrida!
  • Se a avaliação for cinco estrela para pagamento em dinheiro, e esse passageiro fez poucas corridas ou nenhuma, duvide.
  • Mantenha o carro trancado, antes, durante e depois das corridas, só destranque o carro mediante a confirmação de identificação do passageiro;
  • Bairros ruins costumam gerar corridas ruins, trajetos curtos e áreas de risco, bairros bons costumam gerar corridas boas, trajetos mais longos e áreas mais seguras;
  • No aplicativo da Uber tem a opção de fazer corridas somente pagas com cartão crédito, porém, o numero de corridas poderá diminuir drasticamente.

O que fazer em caso de acidente?

Por mais cauteloso você seja, você estará constantemente exposto a acidantes de transito como qualquer outro motorista. É importante manter a calma, o profissionalismo e seguir os passos abaixo:

  1. Verifique se alguém se machucou, se sim, chame o SAMU (192);
  2. Tire foto de tudo, placa do veículo envolvido, dos danos causados em ambos os veículos, se possível tire foto da CNH do outro motorista, se possível grave tudo com a câmera secreta do “Rebu”;
  3. Faça boletim de ocorrência;
  4. Seguro App da Uber ou do aplicativo que está usando. O seguro App é para despesas médicas para passageiro e motorista de até R$15mil;
  5. Avise no aplicativo que se envolveu em um acidente;
  6. Finalize a viagem no aplicativo e peça para o usuário solicitar outro motorista. Informe no aplicativo, o porquê de ter finalizado a corrida!
  7. Acione o seguro do seu carro. Se no seguro você declarou que é motorista de aplicativo, provavelmente poderá solicitar o reembolso dos dias que ficou sem trabalhar por causa do ocorrido.

E então, conseguimos tirar todas as suas duvidas? Queremos revisar e melhorar essa publicação continuamente, então, todas as dicas e criticas são bem vindas.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.