fbpx

Mudança de Ambiente - Hora de Empreender

Mudança de Ambiente
Compartilhe esse conteúdo!

Ao desejar uma mudança de ambiente muitas vezes buscamos mais conhecimento, espandir nosso skill, mas será que só estudar mais é o suficiente?

As oportunidades não surgem, tentar criar as oportunidades em alguns ambientes parecem ser impossível, seja por um modelo de gestão ruim, seja pela escassez de tempo, ou devido a área que estudamos ser diferente da área de atuação, ou a família que parecem ou não compreendem seu objetivos e ficam sempre duvidando da sua capacidade de decolar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, ou ainda, simplesmente a região onde mora oferece pouca ou nenhuma oportunidade no ramo no qual se deseja atuar.

Se faz necessário avaliar quais os fatores estão se tornando um obstáculo para alcançar suas metas e averiguar quais mudanças são necessárias. Existem diversos cenários que podem contribuir ou atrapalhar o seu desenvolvimento, entre eles estão:

Ciclo de amizade

Existe um estudo que diz que você é a média das cinco pessoas com que você passa a maior parte do tempo durante o dia. Pode ser no trabalho, na escola ou na igreja. Se as pessoas com quem você passa a maior parte do tempo tem uma visão mais humilde do mundo, cujo o foco é sempre ficar discutindo sobre novelas e futebol e qual será o bar do próximo final de semana, subconscientemente você seguirá a mesma linha, ficando preso nesse ambiente sem nem ao menos perceber a sua influência. Muito provavelmente se você disser sobre seus planos ousados, eles irão te sabotar, não por não acreditar em você e em sua capacidade, mas sim, por não acreditar neles mesmo e eles terão a tendência de atribuir suas limitações a você. Eles farão isso e nem irão perceber que isso está acontecendo. Muitas vezes os planos que você faz é de um mundo desconhecido para eles, e como, em via de regra, muitos temem o desconhecido, por um instinto de proteção eles vão querer te desestimular a seguir com os seus planos. Não precisa desfazer suas amizades, mas procurar novos ciclos de amigos que se alinhem com os seus novos objetivos com certeza irá trazer bons resultados.

Local onde mora

Imagine uma pessoa querendo estudar e trabalhar com robótica avançada, porém mora em uma cidade do interior com aproximadamente 15 mil habitantes cujo a fonte de renda principal do município é o turismo e a pecuária. O ambiente não está alinhado com esse objetivo. Não haverá formação do ramo e muito menos trabalho. É necessário que haja uma mudança radical de ambientes. Esse tipo de situação é muito comentada entre os artistas brasileiros que mudam de cidade afim que encontrar melhores e maiores oportunidades de atuação. O mesmo acontece com empreendedores, que o ramo de atuação deve estar perfeitamente alinhado com o ambiente no qual se deseja atuar.

Família

É um dos ambientes mais delicados para se analisar, pois pais e parentes geralmente querem o melhor para seus entes, porém são de gerações diferentes, a cultura sofre pequenas mutações entre as gerações, a maneira como seu pai foi criado e o ambiente dele é em geral bem diferente do seu. Os valores que eles buscam transmitir são extremamente válidos e se utilizados com sabedoria te livrará de muitas enrascadas, mas existe a possibilidade de eles não entenderem (por exemplo) que quando você fala que vai trabalhar em casa como programador freelance e vai atender clientes do país inteiro e ainda fazer muito dinheiro com isso. Além de não acreditar que isso é possível, é quase certo que irá sofrer várias interrupções no decorrer do dia com pedidos como ir ao supermercado, limpar o quintal ou instalar um app no celular deles, etc.. Isso sem falar do conjugue que pode não entender o que você faz em casa o dia todo na frente do computador.

Local de trabalho:

Muitas vezes a empresa onde se trabalha é muito boa, tem bons benefícios, tem um modelo de gestão eficiente com uma cultura voltada para o desenvolvimento do colaborador, mas mesmo assim, pode ser que para os seus objetivos e suas metas, a empresa que você trabalha simplesmente não tem como lhe favorecer e abrir caminho, seja pelo atuação ou seja por limitações estruturais da organização.

Seu “eu”

Isso mesmo, todos nós criamos um ambiente dentro de nós mesmos, nossos pensamentos influenciam nossas ações. A maneira como você alimenta seu intelecto vai influenciar diretamente eu seus resultados, os livros que lê, o que você assiste e a maneira como você se relaciona com as pessoas. É importante procurar meios de desenvolvimento pessoal, como marketing pessoal, comunicação, alimentação e saúde, afim de ampliar suas capacidades e melhorar seu ambiente interno.

Existem vários outros cenários que devemos avaliar se há necessidades de mudanças. De qualquer forma, é necessário ter cautela, se planejas bem antes de uma grande mudança para tudo não vire um pesadelo depois. Um plano B pode ajudar a fazer o que é necessário sempre que haja grandes impactos negativos. Porém independente, da mudança na qual é necessário, jamais, despreze os que estão a sua volta, ninguém é inferior a ninguém, trata-se apenas de maneiras de pensar diferentes.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.