Existem muitas duvidas sobre como fazer, suas vantagens e o que é necessário para uma empresa ser organizada por processos.
Desde a revolução industrial, empresa é a forma pela qual nós organizamos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. No inicio as empresas eram voltadas apenas para dentro, para suas próprias atividades, com estrutura hierárquica rígida e pesada. Porém, ao longo do tempo os paradigmas mudaram, e as empresas começaram a ficar focada em atingir a satisfação do cliente, já que perceberam que os processos de negócios começam e terminam nele, mas isso precisava acontecer de forma eficiente e sem prejudicar as empresas financeiramente.
Pensando nisso, as empresas buscavam meios de criar processos que otimizassem seus trabalhos, melhorasse a qualidade e reduzisse os custos, eliminando os processos que não agregam valor ao produto e a empresa, criando padrões e aprimorando suas técnicas de trabalho, e isso envolvia não só os processos de produção, mas também, os processos de gestão e organização das empresas, como departamentos financeiros e de infraestrutura, exigindo uma total reestruturação dos processos de negócio, buscando inclusive modelos organizacionais de negócio a ser seguido.
Os processos começaram a ser visto pelo entendimento exato do que o cliente externo deseja e precisa de um negócio, ou seja, produtos ou serviços que superem as expectativas, sendo entregues dentro do prazo e com um padrão de qualidade respeitável.
Os gestores das áreas funcionais focam cada vez mais em seleção de profissionais com potencial de desenvolvimento, treinamento e na capacitação do seu profissional para que as pessoas trabalhem voltadas para trabalho em equipe, para mutua cooperação entre os clientes internos, a responsabilidade individual promovendo o entendimento da importância de cada etapa do processo, não focando apenas em executar um bom trabalho dentro de um determinado departamento, mas também, focando em atender as dependências de um departamento sobre o outro, fazendo com que todos os setores da empresa interajam com mais eficiência e eficácia, favorecendo assim o processo geral da organização.
As empresas precisam ter muito bem definidas, suas metas e objetivos a médio e longo prazo e ter um levantamento consistente da sua atual situação, tanto na capacidade de produção como no posicionamento no mercado. Quando se tem essas informações, pode-se, então, questionar se os processos existentes na empresa são bons para o negócio escolhido e melhorá-los em todas as dimensões a fim de se alcançar os resultados esperados.
Portanto, parte da reestruturação por processo, visa descartar o que é dispensável para uma produção enxuta, não dispendendo recursos para algo que não agrega valor ao produto de acordo com a percepção do cliente e até mesmo considerar a possibilidade de descontinuar uma determinada linha de produto quando as necessidades de melhoria mudam totalmente as características do produto inicial, partindo assim para um novo projeto com novos conceitos, garantindo que os esforços intelectuais, físicos e financeiros das operações estejam direcionados apenas ao que interessa.