fbpx

Como é a página de produto perfeita para loja virtual - Hora de Empreender

Como é a página de produto perfeita para loja virtual
Compartilhe esse conteúdo!

Conheça as principais características que uma página de produto, que farão com que sua loja virtual venda muito, aumentando a conversão e o ticket médio.

Já sabemos que as compras pelos meios virtuais estão cada vez mais frequentes e ganhando proporções cada vez maiores. E sabemos também que graça a força que esse canal de vendas está ganhando, todos os dias surgem novas lojas virtuais, entre elas, muitas deixam a desejar, cometem erros absurdos, como na entrega, na qualidade do produto e no pós venda. Com isso aumenta também a insegurança das pessoas em se aventurarem em outros e-commerces, deixando de aproveitarem grandes oportunidades e terem experiências de compras melhores. Com isso aumenta-se a necessidade de melhorar a comunicação da loja virtual de forma geral, mas cuidando principalmente da apresentação da página de produtos.

A sua página de produtos é o seu vendedor, nela, você deve trabalhar intensamente na percepção de valor sobre o produto e também matar qualquer objeção que venha inibir o consumidor na decisão de compra. 

Assim que o cliente abre a página do produto você terá aproximadamente 5 segundos para mostrar para o cliente que ele está no lugar certo e faze-lo querer continuar naquela página. Então o primeiro corte da página (above the fold) será o ponto de decisão do cliente entre continuar ou abandonar aquela página, por isso, se atente para os seguintes elementos: 

Imagens do produto 

Esse é um dos pontos mais cruciais, pois esse é um dos primeiros locais que o cliente vai olhar. Imagens ruins afetará a credibilidade não só do produto, mas também da sua loja virtual. Apresente boas imagens e quanto possível, utilize fotos do produto em uso, por exemplo, se for roupa coloque pessoas de boa aparência utilizando essas roupas. Tenha também, um recurso de zoom ou um recurso para ver a imagem em tela cheia, isso fará com que o cliente possa ver mais detalhes do produto.

Se o fabricante do produto não oferece boas imagens, então terá que criar as essas imagens, mas nunca coloque apenas uma imagem do produto e/ou imagens sem qualidade.

Titulo do produto

Deve ser claro e objetivo, informe os principais detalhes de maior relevância sobre seu produto, em uma linha. Evite exageros com informações irrelevantes.

Preço

o crucial aqui, é não causar confusão, cuide para que o cliente não tenha que pensar muito para entender qual o preço está sendo praticado. Muitos utilizam o recurso de informar um preço mais barato à vista e logo abaixo informa o preço a prazo, mostrando também, uma tabela com diversos valores e números de parcela, sendo que as primeiras parcelas são sem juros. Até ai, sem problemas, só que mesmo assim o produto parcelado “sem juros” custa mais caro, que o produto a vista. Independente de estar ou não no código do consumidor, essa não é uma boa prática, pois muitos clientes vão se confundir e não vão gostar de ter um preço diferente quando chegar ao carrinho de compras.

Nesse caso é mais valido informar o valor do produto real a ser aplicado, e para motivar o pagamento avista informe que haverá o desconto.

Forma de Pagamento

Tão importante quanto o preço é a forma de pagamento, quais opções o cliente terá para optar em pagar e qual será a vantagem em cada uma delas.

Avaliação do Geral produto

Coloque o “rate” do produto em um local de fácil percepção, mas não invente números. Coloque a informação real relacionada ao produto que será utilizada para nivelar a expectativa do seu cliente com aquele produto.

Frete (prazo de entrega)

Dica básica, geralmente os e-commerces trabalham com integração com o sistema de transporte para apresentar os prazos e valores de entrega. Então acrescente dois ou três dias a mais nos dias previstos pelo sistema. Assim você aumenta o espaço mental de espera do seu cliente, ganhando um recurso de tempo para possíveis imprevistos e aumentará a satisfação do cliente quando ele receber o produto antes do prazo.

Garantias

O medo do arrependimento faz com que muitos clientes deixem de realizar uma compra. Então, tire esse medo dos ombros dele, deixando evidente a politica de troca, devolução e garantias do produto.

medo do arrependimento faz com que muitos clientes deixem de realizar uma compra. Então, tire esse medo dos ombros dele, deixando evidente a politica de troca, devolução e garantias do produto.

Trabalhando adequadamente com as informações acima, o cliente estará mais motivado a continuar na página. Sua responsabilidade agora é aumentar o interesse provocado inicialmente.

Quais os benefícios que o produto irá proporcionar?

Aqui é uma informação não é a característica técnica, mas sim, o que o cliente terá com aquele produto, quais serão os resultados que ele alcançara, trata-se de um conteúdo mais lúdico com o objetivo de fazer com que o cliente se imagine utilizando aquele produto. 

Exemplo: Se o produto é uma roupa, o resultado será a elegância, a beleza, o conforto; Se for um eletrônico, como um som automotivo, falar sobre a experiência em ouvir um som alto com qualidade e potência. Utilize aqui também imagens de maior impacto, vídeos de apresentação do produto de forma mais profissional.

Compre junto

Nesse momento o cliente está quase decidindo pela compra, aproveite para exibir um bloco de com sugestões de produtos que complementem aquele produto de alguma forma e que seja realmente relevante. Exemplo, se o cliente comprou um Iphone não vai exibir no compre junto produtos da Samsung.

Características técnicas

Aqui o principal ponto é ser simples, direto e principalmente padronizado. Utilize a mesma sequencia de características técnicas em todas as páginas de produtos e se for mencionar alguma característica especifica de algum produto, e essa característica tem em todos os outros relacionados possuem, então deverá passar a mesma informação em todos os produtos.

Entenda, cliente informado é cliente comprador! Não omita informação, a duvida se um produto tem ou não uma determinada característica, fará com que o cliente desista da compra ou busque a informação na web, e essa busca poderá leva-lo a outra loja virtual com o mesmo produto, mas com uma proposta de valor diferente.

Produtos relacionados

Nesse bloco, tem não mostrar qualquer produto relacionado com o item principal da página, mas sim, tente mostrar os itens que terão maior relevância para o visitante daquele produto. Seja outros produtos similares ou que combina mais.

Depoimentos

Sempre tenha depoimentos nas paginas de produto, mas utilize recursos de resposta para esses depoimentos. Assim, se houver alguma reclamação, nesse espaço você terá a chance de se redimir corrigindo o problema publicamente, se desculpando e oferecendo a solução. Se o depoimento for positivo, agradeça de maneira personalizada a cada cliente que se deu ao trabalho de colocar o seu depoimento lá. Geralmente as pessoas estão mais dispostas a reclamar do que elogiar, então, valorize quando alguém elogiar seja o produto ou a empresa.

Certificados e Selos de notoriedade e segurança

Essas informações são para fazer com que o cliente confie mais no seu site e também é uma oportunidade dele gostar mais da cultura da sua empresa, então, exponha selos de segurança, tanto de SSL, como de sistemas de controle de pagamentos, selos de órgãos avaliadores como o e-bit e se possível utilize também selos de defesa a alguma causa social que a empresa presa. Todos os selos devem ser autênticos.

Obviamente há muito mais a ser pensado, mas os passos acima são o mínimo para uma para ter um e-commerce de sucesso.  Se seguir esses passos, já estará no caminho certo!

Todos esses pontos são o mínimo que um bom e-commerce deve ter para ter sucesso. Conhece mais alguma característica que não foi mencionada aqui, ou discorda de alguma? Deixe seu comentário.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.