fbpx

Poder vs Autoridade - Hora de Empreender

Poder vs Autoridade
Compartilhe esse conteúdo!

Poder é o ato que fazer com que os outros façam a sua vontade, devido a sua posição ou força.

Autoridade é a habilidade de fazer com que os outros façam de boa vontade, devido a sua influencia pessoal.

O começo das descrições já deixa muito claro, o poder é apenas um ato, não existe nenhuma capacidade especial nisso, no máximo a capacidade de coagir, oprimir, ameaçar as pessoas. No inicio pode até funcionar em alguns casos, mas na grande maioria das vezes, quando se consegue forçar alguém a fazer algo, esse alguém ira fazer de má vontade, de maneira descuidada, sem nenhum empenho, tão pouco com qualquer responsabilidade pelo ato, muito provável que esse alguém um dia irá se cansar e irá embora ou se revoltará contra essa opressão, não obtendo assim resultado satisfatório.

No entanto a autoridade, requer uma habilidade especial, a pessoa que tem autoridade não força ninguém a respeita-la, e sim conquista o respeito dos que estão a sua volta, através de sua postura, ações e relações com o próximo. Existe muitos casos em que a pessoa que tem autoridade em uma empresa, por exemplo, não ocupa um cargo de liderança, é apenas aquele que está sempre disposto a ajudar, sempre tem a solução para os problemas que aparecem na empresa, é pró-ativo, não retém o conhecimento apenas para si, sempre está pronto para ensinar.
O curioso, é que muitas empresas preferem colocar uma pessoa que haja por imposição do que colocar alguém que consegue adquirir o respeito dos demais.

Texto inspirado do livro “O Monge e o Executivo”.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.