fbpx

Qualidade x Lucro - Hora de Empreender

Qualidade x Lucro
Compartilhe esse conteúdo!

Um grande erro que muitas empresas cometem, independente do seu porte, é de focar toda a sua estratégia de negócio e sua estrutura gerencial no lucro. Essa declaração embora pareça contraditória, está mais do que coerente.

O lucro jamais pode ser o objetivo principal de uma organização, ele deve ser apenas a consequência de um bom serviço prestado ou produto oferecido.

Quando o foco está em produzir lucro, as empresas comentem diversos erros como a escolha de fornecedores ruins para reduzir os custos, contratação de profissionais pouco qualificados com baixos salários ou deixam de investir em qualificação para evitar gastos dos quais ela não compreende a sua importância, o investimento no maquinário e nas instalações são inferiores aos que é realmente necessário para aprimorar seus processos, isso tudo sem mencionar o dano causado ao clima organizacional, onde sempre é gerado um alto índice de insatisfação por parte dos funcionários transformando-os em apenas executores de tarefas por serem cientes do real valor do que está sendo produzido ou oferecido.

O foco ideal deve ser na realização do trabalho direcionado a atender uma necessidade do cliente e da sociedade. Os processos dever ser definidos a fim de atender com maior qualidade aqueles que movem a economia. Se o produto ou serviço tem a qualidade esperada ou supera a expectativa, ele agregará mais valor e consequentemente ele gerará o tão desejado lucro. É como transformar um carvão em diamante, o produto ou serviço passa a ser algo desejado, ganhando a preferencia dos consumidores, até mesmo os funcionários da empresa passa a ter uma postura profissional mais intensa, pois eles mesmos acreditam no que estão produzindo e se orgulham disso.

As empresas gigantes amplamente lembradas hoje, que tem maior índice de lucro são as que priorizam pela qualidade de seus produtos e não aquelas que buscaram a redução dos custos. Mesmo que sempre haja momentos na história das empresas em que se faz necessário um replanejamento estratégico para a redução dos custos, a qualidade do produto ou serviço jamais poderá ser deixada para segundo plano.
Lembre-se lucro é consequência e não objetivo!


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.