fbpx

Reativo ou Proativo - Hora de Empreender

Reativo ou Proativo
Compartilhe esse conteúdo!

Qual é o perfil da sua empresa ou equipe, proativo ou reativo?

O proativo, está a todo tempo monitorando os resultados estudando meios de melhora-los, acompanham e revisam os processos afim de aprimorá-los encontrando falhas que possa gerar insatisfação ao cliente, analisam o mercado afim de encontrar variações consideráveis e oportunidades de negócio, estão todo o tempo de olho na legislação do segmento evitando assim problemas por irregularidades legais, trabalham focado no desenvolvimento de sua equipe, investindo em capacitação e novos equipamentos mais seguros, estáveis e com maior capacidade de produção. Em fim, o proativo, esta a frente dos fatos e evita que os problemas surjam ou ainda tira maior proveito das possíveis oportunidades.

Enquanto isso o reativo, só age após algum fato que considera relevante acontece, como por exemplo, a saída de um cliente por baixa qualidade, uma multa por descumprimentos legais, algum acidente de trabalho grave, paralisação sindical na empresa devido à insatisfação dos funcionários, uma sucessão de erros provocados por baixa capacidade técnica tendo como consequência prejuízos que coloquem a existência da empresa em risco.

Embora seja muito claro que o perfil proativo de longe é o mais eloquente, ainda assim, muitas empresas adotam subconscientemente o perfil reativo devido a sua aparente comodidade, negligenciando suas responsabilidades perante o cliente, funcionários, acionista, fornecedores e parceiros em geral. Gerando despesas exorbitantes caminhando por um caminho medíocre as margens do fracasso.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.