Atrair mais clientes em meio a concorrência é necessário ter um diferencial competitivo que faça com que o processo de escolhe seja obtio para seu cliente. Algo que torne mais fácil o processo de decisão de escolha sobre onde comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.
Imagine uma loja de roupas em uma zona comercial como em São Paulo, onde cada rua trabalha com um seguimento, ou seja, na mesma rua praticamente todos os vizinhos são concorrentes diretos. O que levaria o cliente a entrar naquela loja e não nas outras?
O “Diferencial Competitivo” é o termo chave para responder essa questão. Prestar um bom atendimento, oferecer produtos de qualidade e facilidade de pagamento, já não são mais considerado diferenciais e sim obrigações das empresas. É necessária muito mais, a arte de atrair e fidelizar um cliente requer atenção, planejamento estratégico com visão holística, quebra de paradigmas e inovação.
Lembre-se que, nem sempre o mais barato é o mais vantajoso e o mais caro nem sempre será o melhor. Preço não é tudo, muitos clientes preferem pagar mais caro em um determinado produto se o serviço prestado for melhor. A palavra “vantagem” muda de característica de acordo com o perfil do seu publico alvo.
Um paradigma importante a ser quebrado, por exemplo, é que “ninguém pode concorrer com os gigantes”, esse é um equivoco muito grande que muitos empreendedores cometem, pois, nem mesmo os gigantes podem agradar a todos, independente do seu nicho de mercado.
Para cada seguimento e nicho há uma infinidade de ações que podem ser feitas para que uma empresa se torne um ícone no seu ramo de atuação. Usando as ferramentas certas como pesquisa de satisfação, estudo da concorrência e realizando uma auto analise verificando assim os pontos fortes e pontos fracos da sua empresa, será uma base para um planejamento estratégico adequado.
Porém, não importa o quanto você irá investir na estratégia para ser um diferencial se os seus possíveis futuros clientes não souberem disso, somente poderá ser considerado que seus esforços foram validos a partir do momento em que o cliente perceber que poderá ser melhor para ele. Divulgue as suas vantagens, mostre e prove que pode ser mais vantajoso que os seus concorrentes.