fbpx

Você sabe o que é Copywriting? - Hora de Empreender

Você sabe o que é Copywriting?
Compartilhe esse conteúdo!

Conheça uma das ferramentas mais importantes do marketing. Saiba o que é Copywriting e como ela vem atuando na história ao longo dos anos e você nem sabia!

Desenvolvida em 1866 por Claude Hopkins, “copywriting” é uma técnica de escrita utilizada para vendas, focada em ativar determinados tipos de gatilhos mentais do leitor, desenvolvida especificamente para uma determinada “persona” (publico alvo) e não para descrever um produto ou serviço no qual se deseja vender. A técnica visa eliminar todas as objeções, elevando o grau de persuasão do anuncio.

Resumidamente trata-se de um anuncio publicitário criado utilizando determinados métodos estrategicamente desenvolvidos para conversão em vendas de maneira mensurável, em curto prazo, de acordo com objetivos predeterminados. Atualmente essa técnica é principalmente utilizada em descrições de anúncios em e-commerce, lançamentos de sites e produtos complementando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e ela está fortemente relacionada à nova onda de marketing digital, onde o conteúdo do anuncio altamente apelativo determina os resultados das vendas.

Alguns exemplos de objeções que tal técnica visa eliminar são: as objeções da confiança no produto, objeções sobre a credibilidade de quem vende, sobre a forma de pagamento, objeções da confiança sobre a possibilidade de aquele anuncio se tratar de um golpe, entre muitos outros. Além também, de acionar determinados gatilhos mentais tais como, melhora de rendimento, lucro rápido, não ficar fora da moda, não ser menosprezado por não ter certo produto, etc. Cada segmento de cliente tem uma variedade de gatilhos mentais e objeções que podem ser tratadas por essa técnica.

A palavra “copy” utilizado na formação do termo copywriting, refere-se ao anuncio criado, e essa palavra utilizada no termo não faz referencia direta ao verbo “copiar” (em português), no sentido de copiar o anuncio de autoria de terceiros, mas de um fator histórico do século XIV onde, quando se tinham o objetivo de criar um anuncio o mesmo era replicado manualmente, não utilizando mecanismos de impressão em massa.

O profissional especializado nesse tipo de anuncio é conhecido como “copywriter” – o escritor de anúncios. Entretanto há uma diferença entre o copywriter e o editor publicitário. O primeiro visa impulsionar as vendas de um determinado produto, serviço ou ideia. Já o editor publicitário tem como foco enaltecer uma marca, fazer com que ela seja constantemente lembrada.

Esse assunto faz por merecer ser explorado, profissionais especializados nesse mercado tende a se destacar fortemente.


Compartilhe esse conteúdo!

hashtags do post

Olá! Deixe seu comentário!

Conte-nos o que você achou desse conteúdo?

+ Populares

Veja os conteúdos mais populares do Hora de Empreender.